Thursday, September 27, 2012

Comemoracoes Civicas 40s & 50s

7 de Setembro de 1940.
Desfile de 7 de Setembro de 1940.
1940.
10 de Agôsto de 1945.
Homenagem aos pracinhas Expedicionarios do Brasil - retornados dos campos de batalha da Europa - final da II Guerra Mundial - em frente ao Tennis Club de Marília - 10 de Agosto de 1945.
7 Setembro 1945.
7 September 1945.
7 September 1945.
7 September 1945.
7 September 1945.
Povo mariliense sobe nos andaimes de uma construção na Avenida para assistir melhor ao desfile de 7 de Setembro de 1952.


"Subiu na Construção como se fosse Sólido"...


É o que todos fizeram, pois, alem da vista privilegiada, de fronte à construção estava o palanque armado, ali, naquela frente, era onde tudo acontecia, então... por que não!?... o policial também aproveitava a festa.

Agora, o que me chamou a atenção foi; que Construção era essa? Confrontei com outras fotos e conclui que era a nova agência do Banco Brasileiro de Descontos. Veja você - do lado esquerdo está o prédio de uma Relojoaria que não consegui identificar o nome em nenhuma das fatos que tenho nas quais ela aparece. Do lado direito à construção vemos a parte arcada da fachada da Brasserie.  Cezar Reis.





Podemos comparar a foto de 1952 com esta belíssima foto do centro financeiro e gastronômico de Marília por volta de 1958. 

Esse trecho da Avenida Sampaio Vidal é o cruzamento com a rua 9 de Julho, indo em direção à rua Prudente de MoraesDo lado esquerdo da foto vemos o Edificío Marília com o Banco Bandeirantes no térreo; logo após o Bar Avenida, a Cantina do Felipe; um restaurante o qual não consegui identificar; a Relojoaria tampouco identificada e o iniciante Banco Brasileiro de Descontos. Foi neste Banco que eu comecei a trabalhar na vida, em abril de 1974. Depois do Banco vem a badalada Brasserie Ótica Forin

Além, não sei mais quais eram os comércios ali instalados, exceto o Bar e Restaurante Paulicéia na esquina com a Prudente de MoraesCom saudades e orgulho a Sorveteria e Confeitaria Rex, à direita da foto pertenceu a um tio meu, sr. Fausto Peixoto Sampaio, nenhum parentesco com o sr. Bento de Abreu.

Agora a grande atração: você pode observar ao lado do "sinaleiro" um guarda de trânsito que o controlava e controlava, também, o tráfego com aquele famoso apito "trinado" de sorveteiro.
Coisas que o Vento levou... não o do filme, o Vento do Tempo, mesmo!

Cezar Reis. 

No comments:

Post a Comment