Sunday, November 18, 2012

1945 - War is over


O que diz essa foto?  Muitas crianças e adultos em frente ao Cine Marília num dia de sol dos anos 1940?

Acompanhe o desenrolar do que as pessoas do grupo de Marilia no Facebook pensaram a primeira vista:

'Que foto bacana, Fabio Vasconcelos. Obrigada por postar. Parece que era um Natal das crianças, tem uma outra imagem que tem esta legenda mas é de outro angulo. A cena e parecida'.  Wilza Aurora Matos Teixeira.

"Será que era Natal, Wilza?... tá parecendo um monte de entulho, rs.'   Fabio Vasconcelos.

'Pode ser Natal, sim! E em caso positivo, isso prova que a molecada era educada, sabia esperar a entrega dos presentes! Nos dias de hoje, o querido Arthur Lopes Garcia, o Tuta (faz esse trabalho há cerca de 30 anos!) precisa de escolta da PM p'ra fazer a distribuição dos brinquedos... Jornalista Oswaldo Machado.

'Pensei em Natal assim que vi tb... Penso que entulhos não teria aglomeração para ver, salvo se fosse implosão, o que nem se sonhava na época e a área seria interditada... Essas carinhas curiosas esperavam pelo bom velhinho de barbas brancas chamados Noel... é o que penso... mas que tb. parecem entulhos isso lá parece... vai ver estava no saco os brinquedos sem embalagem... fizeram doações e os pacotes eram feios... Eita imaginação... nem raciocina direito...brinquedos sem embrulhar. Não me achei ai...' Mary Profeta.

'Essa foto já foi postada antes, e me lembro que alguém disse que foi durante a II Guerra; o Brasil precisava de aluminio e ferro, e fizeram um apelo à população para que trouxessem p'ra frente do Cine Marilia tudo que pudessem... e é aquele 'monte' que se vê aí. Quem contou foi alguém que viveu a época. Eu nasci em 1949, portanto a Guerra já tinha terminado há 4 anos'. Carlus Maximus. 

'O Carlus está certo. Foi uma campanha nacional que Marilia se engajou. Só que ninguém sabe do resultado.... tal como a "Ouro para o Brasil" de 1932.' Nery Porchia.

'Carlus Maximus, fui eu quem falou sobre essa foto. Na época da II Guerra, as crianças das escolas saiam pelas ruas pedindo panelas em desuso, latas e qualquer material de alumínio, ferro etc. Entrávamos nos terrenos baldios, e o produto levávamos para a piramide. Eu tenho uma lembrança "triste", nojenta... Certa vez peguei uma lata que estava cheia de cocô e sujei as mãos... Aí foi aquela gritaria... fui à casa mais próxima para lavar as mãos e consegui um pouco de álcool, assim fiquei mais tranquila. Com esse fato não poderia nunca me esquecer das piramides da Avenida Sampaio Vidal... Quanto ao Ouro para o Brasil, me lembro que tio Edgard Santa Fé Cruz deu as alianças para cooperar.....( assim me foi falado pelo meu marido). Amelia Bertonha.

'Ótimo, Amelia Bertonha... desculpe não ter lembrado que tinha sido Você a fonte. Eu só não consegui fazer a ligação entre a presença de tantas crianças e um evento cívico. Agora você explicou o Porque das crianças estarem tão envolvidas... pois elas eram parte do Projeto de se conseguir mais Ferro e Alumínio para o Bem do Brasil. Obrigado pela informação. Não pude deixar de não rir quando li a parte do 'cocô'!!! Ainda bem que alguém lhe conseguiu um pouco de alcool para desinfetar as mãos! Carlus Maximus. 

No dia que carregaram vários vagões desse material, fomos todos escolares assistir a partida dos vagões... Juntaram no comboio os vagões de outras cidades da Alta Paulista! Foi uma festa... Houve muita motivação e as crianças estavam eufóricas.... Amelia Bertonha.   22 Novembro 2012.


Lázaro Jorge Silva aka Lazinho em 1940, numa rua de paralelepípedos e calçada de pedras portuguesas. 

Este elegante senhor é o Lázaro Jorge Silva, meu querido tio, pai da Cleomara Macera e irmão de Floriano Jorge; sendo por muitos anos o dono do Café Propheta de Marília. Chamado carinhosamente de Lazinho por familiares e amigos. Lazinho levou o nome de Marília, pela região, montando pontos de distribuição do Café Propheta em Baurú e São Paulo, onde morei e cresci numa Torrefação de Café.

Os Jorge eram, na verdade em 7 irmãos e uma irmã. Trabalharam ainda mocinhos na Cia. Paulista de Estrada de Ferro, onde o pai deles trabalhava. Depois alguns foram viver em outras cidades. Meu pai, José Jorge Silva, saiu da ferrovia para trabalhar no Café Propheta, com o Lazinho, seu irmão mais velho. Tios Floriano, Dimas e Nilo montaram torrefações em outras cidades. O Lazinho casou-se com a Odila Macera.

(Ana Luiza Jorge Gomes - 3 Dezembro 2012). Foto postada por Antonio Sergio Filho, sobrinho-neto do Lazinho.

A Casa Forin ficava na Avenida Sampaio Vidal, quase esquina com a Prudente de Moraes. Ao lado era o Café Avenida. (Nery Porchia).

o Café Propheta na Avenida Ipiranga...
Rua 9 de Julho, entre rua Nelson Spielmann e Pedro de Toledo, vendo-se a Santa Casa lá no fundo. Aglomeração causada pela distribuição de presentes de Natal para os pobres da redondeza por uma Loja Maçonica. 
Christmas 1941 on rua 9 de Julho...

Essa foto da Avenida Sampaio Vidal deve ser de 1942. Nota-se à direita um automóvel dotado de aparelho de gasogenio, comum à época visto o racionamento de combustíveis durante a II Guerra Mundial. Luiz Carlos Morilhas.

1 9 4 5  War is over

1945 celebrations of the home-coming of  the brave soldiers (Expedicionarios) who had fought WWII in Italy - rua 9 de Julho looking down towards the train line.
Marilia High School students came in their uniforms.

Av. Sampaio Vidal packed with people who came to see the Parade of those returning soldiers who fought WWII in Italy. One can see Bilhar Avenida and Casa Octavio in the back.
High School students parade through main drag... Avenida Sampaio Vidal while people mount on ledges to watch them pass by.
10 Agosto 1945.
10 August 1945. One can see Edificio Ouro Verde being erected on the right.

some photos provided by Ronaldo Ferreira through Facebook.

Banco Brasileiro de Descontos na Avenida. 


1945




Avenida Castro Alves in 1946... 

No comments:

Post a Comment