Monday, January 19, 2015

Amelia Paiva

Adonis Paiva in a self-portrait drawn on 14 May 1947.
Rubens Paiva

Texto de Amelia Paiva Bertonha sobre Vera Cruz-SP - 7 June 2015

Vera Cruz, desde os anos '50 ja fazia esses tapetes de flores pelas ruas e era muito famosa por isso. Quando estudava no Ginasium de Marilia, estando na 2a. série e minha irmã Maria Nilce na 4a, fui 2 vezes até Vera Cruz. O padre Luiz Bicudo inventava um passeio até essa cidade com a 4a. serie, e eu que era um rabicho, me grudava em minha irmã e conseguia, apesar dos protestos dela e outras colegas, ir junto com a turma.

O pe. Bicudo passava na Estação e conseguia o passe gratuito para a meninada, que preparava lanchinhos e partíamos para Vera Cruz. Chegando lá, íamos até a igreja, passeávamos pelo jardim e pela rua principal. Então os dirigentes do clube da cidade, chamavam-nos para que fossemos ao Clube, cuja sede era na rua principal, no andar de cima de uma loja. Ali apareciam correndo e esbaforidos, os músicos e, logo a banda estava tocando musicas alegres e românticas... e nós... dançando!!!

O pe. Bicudo ficava sentado em uma mesa, com um refrigerante e um copo. Às vezes, juntava as palmas das mãos e esfregava bastante no rosto que ficava bem vermelho, costume esse que repetia até na sala de aula... Era muito bom. Ele pouco conversava com as alunas. Mas apesar de ter fama de ser uma fera, nos tratava com delicadeza. 

Quando já estava próximo o embarque de volta, dava ordem para que a orquestra parasse e arrebanhava os alunos para a estação de trem. Não houve desentendimento algum nesses passeios que, apesar de simples, deixou uma recordação muito agradável. Parece coisa irreal, mas creiam, amigos, foi um fato bem real. 

Texto escrito por Amelia Paiva Bertonha para o Grupo Memorias de Marilia por ocasião do feriado de Corpus Christi, quando a cidade vizinha de Vera Cruz, forra algumas ruas com flores para que a procissão passe por cima.

Amelia Paiva holds her favourite doll in the foreground... with her sisters and older brothers...
at Rua XV de Novembro, 1036 in 1950; Mother (46 years old); Maria Nilce (22), Adelaide Rosa (15) & Amelia (20).
Amelia Paiva - 3rd from the right - at her High School graduation; formatura do Ginasio de 1946.
Amelia Paiva in 1950.
Sylvio Bertonha & Amelia Paiva on their engagement day in 1951.
Sylvio Bertonha walking down the streets of downtown Campinas-SP in 2 different occasions: on the left Sylvio walks down Rua Barão de Jaguará with Pedro Sanches; on the right with Lino Martins in 1946




No comments:

Post a Comment