Friday, May 6, 2016

Lácio-SP

Congregados Marianos and priest in Lacio in the 1950s.
more Marian Brothers' activities in Lacio-SP.
Escola Municipal de Lacio sometime in the 1950s.
Cia.Paulista train station in Lacio-SP in the early 1950s.
same place in July 1982. 
former Lacio train-station in 2016.
Lacio train-station warehouse as it stands in 2016. 


Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1928-1971)
Fepasa (1976-1998)

Lácio, município de Marília-SP
linha-tronco oeste - km. 459,660
altitude: 637,780 m
inauguração: 30 Dezembro 1928

Histórico da linha: O chamado Tronco Oeste da Cia. Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o Rio Paraná, foi construído em 1941, a partir da retificação das linhas de 3 ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Baurú

A partir de 1941, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do Rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita aos poucos, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista

Em 1976, já com a linha sob administração da Fepasa, o trecho entre Baurú e Garça que passava pelo sul da Serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação somente até Baurú. 

Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. 

fontes: Ralph M.Giesbrecht, pesquisa loca: Ricardo Frontera.

No comments:

Post a Comment